Vinho Verde do Tâmega e Sousa esteve em destaque na China

O Vinho Verde do Tâmega e Sousa voltou ai marcar presença, pela primeira vez, na QWine Expo – Qingtian International Wine Exhibitions, um certame dedicado ao vinho que decorreu, de 16 a 18, em Qingtian, na província de Zhejiang, uma das mais desenvolvidas da China, com o quarto maior PIB entre as províncias chinesas.
A terceira edição deste certame pretendeu assumir-se como o pólo do mercado mundial vínico da China. A primeira edição da QWine Expo contou com a participação de 63 países, 405 empresas vínicas, 367 empresas de importação e mais de 2000 compradores profissionais. Este ano a organização perspectiva um aumento dos números, contando para isso com 1.600 stands, distribuídos por oito pavilhões, cobrindo uma área total de 90 mil m2.
A participação da região do Tâmega e Sousa inseriu-se no âmbito do protocolo firmado, em 2015, entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e a Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, entidade que tem como missão a promoção do intercâmbio económico e cultural entre Portugal e a China.
A par da presença na feira, foi firmado um protocolo de cooperação entre a CIM do Tâmega e Sousa e a Câmara de Qingtian da Província de Zhejiang, com o objectivo desenvolver uma actuação conjunta e concertada nos domínios da internacionalização, promoção, dinamização e execução de acções que reforcem a competitividade das pequenas e médias empresas de produção de vinhos da região.
A CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a apostar na promoção do Vinho Verde da região no mercado externo. Exemplo disso foi a recente participação na Fête des Vendanges de Montmartre [Feira das Vindimas de Montmartre], que decorreu em Outubro, em Paris, França, onde já tinha marcado presença em 2017 e 2018, bem como no Fórum Gastronómico A Coruña e Girona (2019 e 2017, respectivamente) e na Gastrónoma (Valência, 2018), em Espanha.
A região já dinamizou igualmente mostras promocionais de Vinho Verde na Embaixada de Portugal no Luxemburgo (2018), na Embaixada de Londres no Reino Unido (2018) e no Consulado Geral de Portugal em Paris (2017), e organizou a II Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa (2016), também no Luxemburgo.
A participação do Tâmega e Sousa na QWine Expo insere-se na operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, sendo co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: verdadeiroolhar.pt

Comentários estão fechados.